MGI A
2018
“ Pensamos sobre a aprendizagem das crianças pequenas por meio de experiências; Jorge Larrosa e Silvana Augusto afirmam que para compreender que experiência de aprendizagem é aquilo que deixa marcas. Quando
curiosa e encantada, a criança pequena se envolve no desafio e se dedica a ele. Dá para perceber isso claramente no dia a dia: “
“ A água é conhecida dos pequenos. Ela traz uma memória corporal que ficou registrada em seus primórdios. Água
faz parte de seu universo, interessa e desafia. Água é íntima, acalma e acolhe”
Águas coloridas
Usamos recipientes amplos, transparentes ou brancos, e coloque gotas de corante alimentício para tingir levemente as águas. Preparamos o ambiente
externo, reduzimos as vestimentas das crianças para os pequenos a experimentarem a água e as cores.
Transferências
Incluímos aos recipientes amplos com água, potinhos, colheres, conchas, peneiras, garrafas pet (perfuradas ou não), copos plásticos de diferentes
tamanhos e aberturas e regadores.
Percebam como as crianças fizeram transporte, transferência, comparação, organização dos tamanhos e todas as relações
possíveis com os materiais disponibilizados
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações – As crianças vivem inseridas em espaços e tempos de diferentes dimensões, em um mundo constituído de fenômenos naturais e socioculturais. Desde muito pequenas, elas
procuram se situar em diversos espaços (rua, bairro, cidade etc.) e tempos (dia e noite; hoje, ontem e amanhã etc.). Demonstram também curiosidade sobre o mundo físico (seu próprio corpo,
os fenômenos atmosféricos, os animais, as plantas, as transformações da natureza, os diferentes tipos de materiais e as possibilidades de sua manipulação etc.) e o mundo sociocultural
(as relações de parentesco e sociais entre as pessoas que conhece; como vivem e em que trabalham essas pessoas; quais suas tradições e seus costumes; a diversidade entre elas etc.). Além
disso, nessas experiências e em muitas outras, as crianças também se deparam, frequentemente, com conhecimentos matemáticos (contagem, ordenação, relações entre quantidades,
dimensões, medidas, comparação de pesos e de comprimentos, avaliação de distâncias, reconhecimento de formas geométricas, conhecimento e reconhecimento de numerais cardinais
e ordinais etc.) que igualmente aguçam a curiosidade. Portanto, a Educação Infantil precisa promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos,
investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações. Assim, a instituição escolar
está criando oportunidades para que as crianças ampliem seus conhecimentos do mundo físico e sociocultural e possam utilizá-los em seu cotidiano.
Que delícia de atividade.
ResponderExcluir