PROJETO LEITURA ITINERANTE
Realizamos
o Projeto leitura em casa em nosso CEI, denominado Projeto Leitura Itinerante.
Na
verdade este se dá na continuidade das vivências proporcionadas no CEI em
relação ao contato, manuseio de exemplares, bem como o desenvolvimento do
comportamento leitor e o gosto pela leitura.
Utilizamos
sacolas de algodão cru customizadas pelos pais para o CEI viabilizando cada vez
mais a parceria das famílias e a compreensão do trabalho realizado. As sacolas
foram numeradas e fazem parte do acervo da Biblioteca Itinerante.
Público
Alvo: comunidade escolar, as crianças e suas famílias.
Duração:
durante o ano letivo, quinzenalmente.
Objetivo
Geral: Possibilitar as crianças experiências de narrativas, de apreciação e
interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e
gêneros textuais orais e escritos.
Oportunizar a
inserção da família nas vivências com as crianças.
Objetivos
específicos:
·
Despertar
o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
·
Promover o desenvolvimento do vocabulário,
·
Possibilitar o acesso aos diversos tipos de
leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.
·
Estimular
o desejo de novas leituras;
·
Possibilitar
o contato com diferentes temas e livros destinados a inclusão de crianças com
deficiência visual.
·
Possibilitar
a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação também com as
famílias;
·
Possibilitar
produções orais e em outras linguagens;
·
Proporcionar
ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes
pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.
Avaliação: esta se dará pela
devolutiva das famílias em avaliações realizadas no CEI. Também em ações
planejadas pelos educadores que culminem na significabilidade deste ato para as
crianças e também a conscientização das famílias para as propostas e seus
objetivos.
Os
Berçários neste primeiro momento não participam deste Projeto, mas desde o
início já perpassam pelo contato com os livros. Os Mini Grupos I e II realizam
concomitantemente com vivências nas rotinas planejadas nas contações de
história, nas rodas de conversa entre outras; as crianças realizam as escolhas
dos exemplares que levarão para casa. Os mesmos são relacionados pelos
educadores bem como as sacolas enviadas. Essa organização nos permite controle
do acervo da escola e auxiliam no rodízio dos materiais na sala e entre
agrupamentos. O momento de leitura deve ser especial e de muito prazer para
todos da família. Contudo oportunizamos orientações para este momento.
Para
uma boa leitura:
1. Leia
de forma simples, agradável, em voz alta e confie na imaginação da criança.
2. Qualquer
hora é hora de história. Respeite o desejo da criança. Muitos deixam para ler
só no momento de dormir. Leia sempre que seja possível. Não existem regras para
lugar ou hora.
3. Valorize
o contato com o texto e suas ilustrações.
4. Deixe
a criança tocar no livro, fazer perguntar, manifestar sua opinião sobre as histórias
e as personagens.
5. Leia
quantas vezes a criança pedir. A cada nova leitura a criança descobre um novo
detalhe e constrói outros significados.
6. Fique
atenta ao compromisso de devolução da sacola e do livro.
Lembrem-se somos
referência para as crianças no que diz respeito ao cuidado e responsabilidade
com os livros.
O livro poderá ficar
em casa até sete dias. Será enviado em uma 6ª feira e devolvido até a próxima 3ª feira. O empréstimo se dará a cada 15 dias para termos tempo de recolher os
livros devolvidos e organizar os novos empréstimos.
As sacolas e os livros
serão retirados com a professora da tarde e a entrega será com a professora da
manhã.
Sugere-se a leitura do
livro: A importância do
ato de ler. Paulo Freire.
Excelente projeto, eu como um leitor dou muita importância a leitura, acho muito importante não só na formação da criança como para a vida toda, parabéns
ResponderExcluir