sexta-feira, 27 de abril de 2018

Estimular a coordenação motora fina - Mini Grupo I "A" Manhã


CEI CAPITÃO PM MARIO CALDANA        MGI - A


“...Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se,” (BNCC/2017)

Por que é importante estimular a coordenação motora fina
Coordenação motora fina envolve o uso dos pequenos músculos do nosso corpo que permitem, entre outras coisas, escrever, desenhar, coordenar os movimentos das mãos e dos olhos, etc. Esta é uma habilidade que se desenvolve bastante na primeira infância (período que vai da gestação aos 6 anos), sendo a brincadeira um ótimo veículo para desenvolvê-la.

OBJETIVOS
 Estimular e desenvolver a coordenação motora fina, a criatividade e a curiosidades por novos objetos.

Ao encaixar o macarrão no palito, ou o canudo no barbante , desenvolvemos a coordenação motora fina, a concentração, a visão e o tato. "Mais uma atividade onde nossas crianças aprendem brincando!"

 Para a atividade de hoje, usamos:
. Barbante
. Fita mágica
. Canudo
. Tesoura;
 Macarrão












































HORTA Mini Grupo I "A" Manhã


CEI CAPITAO PM MARIO CALDANA
MGI A Prof.Izabel
HORTA : As atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, plantar, arrancar mato, podar, regar não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza. Este projeto procura apresentar atividades que despertem o interesse do aluno no cuidado com o ambiente.

BNCC: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações – As crianças vivem inseridas em espaços e tempos de diferentes dimensões, em um mundo constituído de fenômenos naturais e socioculturais. Desde muito pequenas, elas procuram se situar em diversos espaços (rua, bairro, cidade etc.) e tempos (dia e noite; hoje, ontem e amanhã etc.). Demonstram também curiosidade sobre o mundo físico (seu próprio corpo, os fenômenos atmosféricos, os animais, as plantas, as transformações da natureza, os diferentes tipos de materiais e as possibilidades de sua manipulação etc.) e o mundo sociocultural