É na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo
que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista. Conforme vivem suas primeiras experiências sociais (na família, na instituição escolar, na coletividade), constroem
percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando- se como seres individuais e sociais. Ao mesmo tempo que participam de relações sociais
e de cuidados pessoais, as crianças constroem sua autonomia e senso de autocuidado, de reciprocidade e de interdependência com o meio. Por sua vez, na Educação Infantil, é preciso criar oportunidades
para que as crianças entrem em contato com outros grupos sociais e culturais, outros modos de vida, diferentes atitudes, técnicas e rituais de cuidados pessoais e do grupo, costumes, celebrações
e narrativas. Nessas experiências, elas podem ampliar o modo de perceber a si mesmas e ao outro, valorizar sua identidade, respeitar os outros e reconhecer as diferenças que nos constituem como seres humanos.
CULTURA E COSTUME INDÍGENA/ AFRICANA
Cartaz: figuras indígenas
Músicas/ vídeos/ danças
Pintura de rosto
Peteca
Mandioca
https://www.youtube.com/watch?v=kxM0xlN8y8o Aquitã o Indiozinho
https://www.youtube.com/watch?v=kjvIsCIsiuI Obax – André Neves
https://www.youtube.com/watch?v=XU23FT3vPZM&t=1s Menina bonita de Laço de fita – Ana Maria Machado
https://www.youtube.com/watch?v=goDOWDJYyX4 Musica de ninar Africana - Makun - Berceuse Africaine avec paroles
Nenhum comentário:
Postar um comentário